Conectando o PC na televisão

Este tutorial passo-a-passo ensina como conectar uma televisão no computador, possibilitando assistir filmes baixados da internet (ou do youtube) diretamente na TV, sem gastar um tostão queimando antes DVDs e no conforto de um sofá =P

Encontrando os conectores da sua placa de vídeo:

O primeiro passo é identificar qual (ou quais) conector(es) de saída para a televisão sua placa de vídeo possui. Para isso você vai precisar ter acesso visual ao painel painel traseiro do micro. Em seguida procure pelo espelho da placa de vídeo caso esta seja offboard (espelho é a chapa onde ficam todos conectores da placa) ou então pelos conectores da placa de vídeo disponibilizados na placa-mãe (caso o vídeo seja onboard).

Para facilitar a identificação apresento abaixo a foto do painel traseiro de um computador que possui placas de vídeo onboard e offboard. O único conector da placa de vídeo onboard está circulado em vermelho. O espelho da placa de vídeo offboard está circulado em azul.

Painel traseiro do micro
Painel traseiro do micro
Placas de vídeo offboard oferecem maior desempenho e mais recursos. No micro da foto, por exemplo, o vídeo onboard apresenta uma única saída (o conector VGA) enquanto a placa offboard disponibiliza um conector VGA (que está sendo utilizado), um conector SVídeo (no centro do espelho) e um conector DVI (abaixo).
Caso o seu micro não possua uma placa de vídeo offboard resta torcer para que a placa-mãe disponibilize um dos conectores que estamos procurando para conectar o PC na TV.
Identifique os conectores que seu sistema possui de acordo com as fotos abaixo, e anote todos em um papel.
Vários tipos de conectores podem ser utilizados para realizar a conexão do PC na TV. Identifique, conforme as fotos que seguem, quais conectores seu PC possui:
Svideo e Vga

Svideo e Vga

No espelho da placa de vídeo acima temos a conexão SVídeo à esquerda e a Vga à direita.
Rca, Svídeo e Vga

Rca, Svídeo e Vga

Acima temos a Rca à esquerda, Svídeo ao centro e um conector Vga na direita.
Dvi, Svídeo e Vga
Dvi, Svídeo e Vga

Na foto acima temos um conector Dvi à esquerda, um Svideo no centro e um conector Vga à direita.

Hdmi, Vga e Dvi
Hdmi, Vga e Dvi
Algumas placa-mães como a Asus mostrada na foto acima possuem conectores adicionais que podem ser utilizados para conectar o micro na televisão. O conector ao lado do teclado e mouse (o mais à esquerda) é o Hdmi. Ao lado temos empilhados o Vga (acima) e o Dvi (abaixo).
Com os conectores de vídeo que você encontrou em seu sistema anotados, vejamos agora a televisão…

Encontrando os conectores da sua televisão:

O segundo passo é encontrar os conectores de entrada de vídeo que sua televisão possui. Você pode utilizar as figuras mostradas na etapa anterior para identificá-los. Anote em um papel quais são os conectores disponíveis.
É importante ressaltar que os conectores Rca são utilizados também para audio, de forma que você provavelmente encontrará uma disposição como a mostrada na figura abaixo, onde o conector amarelo é de vídeo e os conectores preto e vermelho são de áudio (esquerdo e direito).
Painel traseiro de uma TV antiga

Painel traseiro de uma TV antiga

A televisão da foto acima possui duas entradas de Svideo (acima, à direita) e duas Rca (estão à esquerda das Svideo).

Ecolhendo o cabo e realizando a conexão

Com os conectores do PC e da TV anotados o próximo passo é escolher que tipo de conexão utilizar. Para isso verifique quais são os conectores que a TV e o PC têm em comum.
Caso exista mais de uma opção (por exemplo, o PC e a TV possuem tanto Rca quanto Svideo) compilei a lista abaixo para que se escolha o conector que possibilita a melhor qualidade de imagem:
  1. Hdmi (melhor)
  2. Dvi
  3. Vga
  4. Svídeo
  5. Rca (pior)

Assim que escolhido o tipo de conexão a ser utilizado basta comprar o cabo em uma loja de informática ou de eletrônica e passar para o próximo passo (a realização da conexão e a configuração do windows). Os preços variam desde R$ 10,00 por um Rca até R$ 65,00 por um Hdmi.

Exemplo de conexão:

Conectando e configurando o sistema operacional

A conexão do cabo precisa ser realizada apenas uma vez, mas necessita de um cuidado especial para não queimar o computador ou a televisão: desligue tanto o computador quanto a televisão, de preferência desconecte-os da rede elétrica, e faça a conexão com ambos desligados. Assim que conectados é só religá-los.

Para extender a área de trabalho do windows para a televisão basta seguir as seguintes instruções:

1. Clicar o botão direito na área de trabalho e então em “Propriedades”.

Extender área de trabalho do windows

Extender área de trabalho do windows

2. Clique na aba Propriedades (Settings para quem tem o windows em inglês)

3. Clique sobre o monitor 2. O monitor selecionado recebe uma borda em azul. Deve ficar como a figura acima.

4. Clique na opção “Extender minha área de trabalho para este monitor”. A posição desta opção está mostrada pelo ponteiro do mouse na figura acima.

5. Selecione a resolução a ser utilizada. Em televisões CRT recomendo 800×600. Para televisores de plasma ou de Lcd você deve configurar exatamente a resolução que a TV possui. Você pode encontrá-la no manual da televisão ou procurando no google.

6. Clique em OK.

Com tudo configurado deverá aparecer a mesma imagem de plano de fundo no monitor e na televisão. Para assistir um filme na TV basta agora abrí-lo e mover o programa para a televisão (quando o cursor do mouse chega no extremo do monitor do computador ele passa para a televisão).

Em caso de dúvida, poste nos comentários abaixo.

Bons filmes!!!

Comentários
  1. Márcio disse:

    Sor eu tenho o cabo da antena bem atrás do meu pc… no caso nao tem tv no quarto soh o cabo msm. Tem como adapta esse cabo pra assistir tv no pc, minha placa eh Gforce…

  2. Paulo disse:

    Olá Tobias, Blz, preciso de um help, tenho um note que possui uma única saida de video que a vga, é possível conectar essa saida na TV minha tv é das nova. desde já agradeço.

    • tobiasmugge disse:

      Paulo.. Procure na sua TV a entrada VGA. Geralmente é azul. O formato é identico à do micro. Se existir é simples: basta comprar o cabo (um bom custa em torno de 20 reais). Se voce nao encontrar esta entrada nao tem o que fazer. Nao acredite em conversores baratos VGA para Svideo ou RCA. Nao funcionam. Abraco!

  3. walace disse:

    E aí, Tobias? Meu amigo, o meu note tem a saída VGA e a minha TV deve ser a CRT o qual vc menciona, já que não é Plasma ou LCD, com a entrada RCA como a da foto. Comprei um cabo de componentes VGA para RCA e já tinha feito todo o processo acima, eu até consigo duplicar e extender a imagem, porém, fica instável como se estivesse fora de sintonia e em preto e branco. Será que ainda é configuração, ou a minha entrada RCA (estou usando a Component in 480i) não suporta o note, ou será que o cabo de componentes está danificado? Desde já agradeço, Valeu!!!

    • tobiasmugge disse:

      Walace!
      Isso é problema de configuração do padrão utilizado. Se sua TV é nacional o padrão de vídeo dela é PAL-M.
      Configure a placa de vídeo para PAL-M também (geralmente botao direito na área de trabalho (onde não tem ícones), propriedades, aba configurações, “avançadas”. A partir daí depende da placa de vídeo. Mas onde tiver NTSC vc troca por PAL-M.
      Detalhe: a imagem com esses adaptadores não fica grandes coisa mesmo..
      Boa sorte! Posta aí o resultado!

  4. Augusto disse:

    Meu micro tem uma saida VGA e uma DVI. Minha TV so tem S-video, Video composto e Video Component. Tem como ligar esta saida DVI ao meu televisor?

    • tobiasmugge disse:

      Augusto.
      Não que eu saiba. E não confie nesses adaptadores VGA – Svideo que tem por aí, são furada. Não funcionam com a grande maioria das placas de vídeo e quando funcionam a imagem fica horrível.

      Quando trocares a TV ou a placa de vídeo procure alguma que tenha entradas/saídas em comum!

  5. Jose Roberto disse:

    A TV que estou querendo ligar o computador é uma philips 21″ nova, ela só tem audio e video composto e componente, a placa mãe do meu computador é onbaord, tem como fazer um cabo em uma ponta a conecção VGA que vai para o monitor e outra ponta os conectores para ligar na TV, ou tenho de comprar mesmo uma placa de capitura.
    Roberto

  6. willian disse:

    muito bom

  7. KLLEBER WILLAIMS disse:

    Ôpa, Tobias! Muito bom esse teu tutorial. Olha, eu tenho uma placa de video off ATI XFX HD 4650 1Gb DDR2 Dual DVI TV. Ela tem 2 saídas DVI e 1 S-Video. Minha TV é das antigas, foi comprada em 1999, é uma SONY 29 polegadas CRT com entradas de video RCA e S-Video. Eu precisaria de algum aparelho para conectar meu PC nela? Ou seria simplesmente conectar a saída S-Video do Pc com a entrada S-Video da TV? E depois, lógico, configurar a placa. Eu te pergunto porque vi na net uma menina com problemas. Ela diz: “Quando eu coloco o cabo do monitor no computador, a saída RCA fica desativada. Mesmo tirando o cabo do monitor, a saída RCA só volta a reativar quando eu retiro a conexão do monitor e reinicializo o micro.” Alguém vem em seu socorro e fala: “Tem Jeito sim! aki em casa eu uso o pc enquanto o filme fica rodando na tv! só tem um problema nessa tecnica… esses filmes em DivX cuja a legenda nao esteja direto no filme ficam sem legenda na TV (Pra mim nao é dor de cabeça)…”. Existe emsmo essa possibilidade de legandas .srt, por exemplo, não aparecerem na tela da TV? Obrigado!

    • tobiasmugge disse:

      Valeu pelo elogio kleber! E sim, é só conectar Svideo na Svideo. O que essa guria falou é balela, ela que não soube configurar direito. Conecte tudo junto e reinicie o micro. A principio pode nao ter imagem no televisor. Clique botao direito na area de trabalho – propriedades. Encontre a aba que tem a configuração de vídeo. Você vai ver dois monitores ali: o do pc e a tv. Configure no da TV “extender área de trabalho”. Ficam os dois monitores ativos e o mouse passa de um pro outro.
      Quanto a legenda, é balela também! Coisa de quem não soube configurar e fala que tá errado. Uso o VLC player pra rodar esses vídeos, e troco os nomes pra bem curtos e sem caracteres especiais, tipo HouseS05E09.. uso assim já fazem anos. Abraço.

  8. Cleber disse:

    Tobias,

    Eu “marco” o Extender área de trabalho” no vídeo 2 ( o da TV ) e quando clico em aplicar ou OK, ele não esta salvando esta configuração. Oque pode ser?
    Abraços e comprimentos pelo tutorial

    • tobiasmugge disse:

      Já instalou o drive da placa de vídeo? Faz pelo configurador dela. Os da nVidea e da ATI são muito fáceis!
      Tem que reiniciar o pc com a tv ligada também! Abraço

  9. andrew disse:

    comprei um cabo com saida vga para video composto como faço para configurar

    • tobiasmugge disse:

      Boa pergunta! teoricamente era só conectar e estaria funcionando. Mas acho que esses cabos são furada… sem circuito não tem como “converter” vga pra svideo. Espero que nao tenhas gastado muito com isso.

  10. andrew disse:

    só aparece uma tela tremula to sem a menor noção do q faser minha placa de video é uma zogis 8400 gs 512 mb

  11. luiz carlos disse:

    pela entrada do mouse ou teclado pode liga tv no meu computador por porque eu tinho teclado e mouse sem fio mande resposta por fovor eu posso segue o tutorial acima

  12. luiz carlos disse:

    se eu compra um cabo VGA com RCA a imagem fica boa para asiste do computador para tv qualquer extesão deste tipo pode liga do computador para a tv

  13. JoãoNeto disse:

    fiz todo o procedimento, liguei o cabo vga no meu monitor e um s-video na tv lcd, mas a tv só fica com a tela azul, o som sai e tal… noto que as vezes ela aparece algo da imagem do pc muito brevemente quando modifico alguma configuração de vídeo. quando ligo apenas a tv com s-video ela aparece entrando, um tela de setup, para eu apertar f1 ou f2… passo disto, aparece a logo do windows, mas quando vai abrir o sistema fica azul. o que devo fazer?

    • tobiasmugge disse:

      João! Deve ser algum problema com a resolução ou a frequencia.. talvez a TV não suporte. Se você tem uma placa ATI ou Nvidia instale os drives mais novos do site do fabricante. Eles devem regular automatico a freq e resolução da tv. Se voce nao conseguir o driver regule voce mesmo: Botao direito na area d trabalho – propriedades de video. Lá tem a resolução. Deixe uma bem baixa, tipo 800×600, com frequencia de 60 Hz.

      Posta aí o resultado!
      Abraço

  14. ruber disse:

    na prorpiedade do meu pc não tem essa opções, só aparece resolução do monitor e a qualidade de cor 32 bits
    Ha! e tambem tem video: monitor plug and em SiS Mirage Graphics

  15. ruber disse:

    só mais um detalhe tenho uma tv toshiba 29 ” e gostaria de conecta-la o pc , minha placa mãe e uma pcchips m963gv e não tenho placa de video como posso fazer para conecta-la ? obriga desde já!

    • tobiasmugge disse:

      Você pode comprar uma placa barata, tipo a 6200… Tem placas com saída de TV já na faixa dos 60 reais! Se gastar mais um pouco já melhora muito o desempenho do micro… Mas compre uma que tenha ao menos saída SVídeo, que a qualidade de imagem é melhor! Abraço

  16. JoãoNeto disse:

    amigão, fiz o q vc falou… mas ñ deu certo…
    tipo.. as vezes, qd mudo uma configuração, a tv aparece muito rápido minha área de trabalho do pc, mas só isso…. o q acha q pode ser e o q devo fazer?
    sei q ligação está correta e q a tv aceita pq quando ligo apenas o pc nela, aparece até a logo do windows, qd vai abrindo a área de trabalho a tv fica com tela azul.
    anh.. deixar claro, para vc poder ajudar, q quero deixar com a função clone, pq quero assistir filmes que tenho no pc na tv.
    vlw, desde já

  17. luiz carlos disse:

    Eu comprei uma plca de vidio da g force
    Pl Video 256mb Agp 5600 Funtech eu posso liga a televisão na saida vga sem problema

  18. luiz carlos disse:

    Eu comprei uma plca de vidio da g force
    Pl Video 256mb Agp 5600 Funtech eu posso liga a televisão na saida vga sem problema este cabo vga com rsa e certo para liga a tv ou Svidio com rsa é melhor

  19. ISMAEL disse:

    Olá tobias mugge … No meu pc tenho duas entradas vga vistas no pc como esta a imagem que vc adicionou acima como onboard , na tv so entrada audio e video…tem como fazer a conexao assim mesmo ?

  20. Rafael disse:

    Bom trabalho Tobias por ajudar as pessoas !!!
    Obrigado….

    Mano será que pode me ajudar?

    Tipo a minha tv é uma samsung LCD 27 ”
    eu coloquei o cabo vga no pc e na tv e quando liguei ela mostro a primeira tela de inicialização do WINDOWS XP mais depois disso ficou toda preta e apareceu no visor da TV sistema não disponivel!!!! o que será que está acontecendo você pode me dar uma ajudar por favor????

    • tobiasmugge disse:

      Isso é normal.. tens que configurar no windows como você quer que a imagem apareça: toda na tv, toda no monitor, a mesma coisa no monitor e na tv ou uma tela do windows em cada… tem no final do tutorial!
      Se voce tiver os drives da placa de video instalados muda um pouco mas dae é só usar o google. Se a placa é nvidia pesquise por “nvidia configurar segundo monitor”, por exemplo
      Abraço!

  21. Rafael disse:

    vlw mano deu certo fika com Deus xapa !!!!

  22. Rafael Lucena disse:

    Olá Tobias, parabéns pela página. É salvadora rss. Por favor veja se pode me ajudar: Tenho uma Geforce 9500GT e estou usando um monitor na saída DVI e uma TV LCD LG 36″ na saída VGA. Segui o seu tutorial e deu quase tudo certo, pois na TV só está aparecendo o papel de parede e mais nada, não aparece nada além disso. No PC está normal.
    Se puder me ajudar agradeço muito. Abraço

    • tobiasmugge disse:

      Rafael. Obrigado pelo elogio.
      Sobre o seu ‘problema’.. É justamente esse o resultado esperado! Arraste o mouse além do contorno do monitor (esquerda ou direita) e voce verá que o mouse passará para a TV. Se a TV tiver do lado errado você configura isso na tela que mostrei no tutorial: é só arrastar o desenho da tv para o outro lado do monitor.
      Coloque um vídeo para tocar no Windows Media Player, arraste o player para a TV e clique duas vezes no vídeo para entrar em tela cheia. O monitor vi continuar livre para fazer outra coisa =)

      Posta aí o resultado! Abraço

  23. Thiago disse:

    Belo site Tobias.
    Fiz exatamente como recomendado, comprei um cabo vga – vga e liguei meu note na tv lcd, porém o notebook reconhece o monitor, mas a lcd não reconhece que está conectada ao pc. Como possui configuração automática de seleção, quando aperto source, nem aparece o pc. No menu, esta opção está transparente e indisponível. Se puder ajudar, agradeço….
    Ah.. o cabo está funcionando bem, já que testei num outro lcd e funcionou perfeitamente.

    • tobiasmugge disse:

      No note geralmente tem uma tecla pra habilitar a saida. No meu é Fn + F5. Procura no teu. Geralmente é F2, F3 ou F5. Tem o símbolo de um ou dois monitores.
      Posta ae o resultado..

  24. Jose Roberto Barbosa disse:

    Meu PC só tem a uma saida VGA onde é ligado o monitor, tenho a placa PCTV mas ela só tem entrada S-Video e RCA, e meu TV só tem entrada video componente e composto, tem cabo com uma ponta VGA e a outra com tres pontas para ligar na TV, ou me da uma dica como faço.
    Obrigado
    Roberto

    • tobiasmugge disse:

      Esse cabo vga – rca ae é furada. Você tem duas opções: trocar a placa de vídeo ou trocar de televisor! Mas se conseguir outro esquema responde ae.

  25. Psantos disse:

    Tobias, no lugar de uma placa de vídeo, eu poderia utilizar uma de captura de vídeo para fazer o mesmo trabalho com cabos S-video ou video componente??

    Antecipadamente grato. Parabéns pelo tutoria!

  26. Psantos disse:

    Tobias, outra pergunta: se por ventura a minha a TV tiver entrada apenas para Video Componente e S-video e no pc tiver saída de VGA, DVI, HDMI, ou VGA, DVI e S-Video, o que eu faço??

    Adaptador de DVI para VGA é furada né??
    e adaptação de S-video para RCA???

    • tobiasmugge disse:

      DVI pra VGA rola.
      Essa de Svideo pra RCA tb..
      se tem svideo nos dois vai d svideo…
      O que nao rola é VGA -> Svideo ou VGA -> RCA.

  27. Psantos disse:

    flw então, Grato pela resposta.

  28. Evandro disse:

    Ola Tobias, ótimo site mesmo.
    Segui o seu tutorial, tenho um geforce 8500gt nvidia, com saida S-video. A minha Tv é de tubo com entrada RCA. Comprei um adaptador Svideo -> RCA, consegui fazer funcionar o Desktop e paginas da internet, etc…. mas quando abro um filme Divx, mpeg…a conexao cai e perco o sinal na TV…muito estranho pois tudo funciona..menos esses videos…procurei em vários tutoriais e naum achei ninguem com o mesmo problema…tenho instalado os últimos drives nvidia e codecs de video.

    Voce já viu esse problema?

  29. Darlan Schneider disse:

    Olá, estou com o mesmo problema que o o João Netto.. A imagem na tv fica azul, ou piscando.. quando eu desligo a tela azul aparece normal, mas a imagem fica pior.. tenho uma gforce 6200..
    o que devo fazer?

  30. Darlan Schneider disse:

    Já testei todas as resoluções tobias, e as frequencias tb.. baxei o drive mais atual da placa e tb não deu certo..

  31. Christianno disse:

    Tobias, muito bom o tutorial. Porém, ainda estou com o mesmo problema do Rafael. Visualizo o cursor do mouse na TV quando ultrapasso as margens do minotor. Inverti as posições do monitor (1) e video (2) nas configurações de video. O problema é que quando executo um video no medua player, não consigo arrastá-lo para a TV… Talvez eu não tenha entendido bem.

    • tobiasmugge disse:

      Se voce vê o cursor, então tá tudo funcionando!! Arraste a janela do windows media player, clique duas vezes no video e pronto!! Teste o VLC media player se nao funcionar com o WMP.

  32. aurenice custodio disse:

    Olá, tenho placa de video Intel(r) graphics Media accelerator, (qd entro nas propriedades la aparecem (monitores, televisores.. etc), porem no painel traseiro só tem uma saida VGA), tem como ligar o pc na tv(rca e rgb)?. Ou tenho que comprar uma placa de video, se sim como instalar..? Grata

    • tobiasmugge disse:

      Precisas comprar uma placa de video offboard. Se for notebook, melhor trocar por outro modelo. Se você nunca abriu o micro, nunca instalou nada, aconselho levar ele em uma loja de informatica que faça esse serviço para você. Aproveite e peça para acompanhar a instalação, assim da próxima vez você mesma poderá fazer isso. Vai sair uns R$50,00 só a instalação em um lugar decente. Evite os barateiros. Abraço.

    • Vaninha disse:

      Olá, olha, é q eu to precisando da ajuda de um expert no assunto, e me parece q vc é..rrssrs. É q quero usar a minha tv como monitor do meu notebook, só q a tv só tem akelas entradas e saídas de áudio e vídeo das antigas sabe? akela q é branca, vermelha e amarela?rsrsrss
      Vc sabe me dizer se existe algum cabo que eu possa comprar pra fazer a conexão?
      Minha Tv é uma Philips 29″ meio antiguinha..rsrss…
      Desde já te agradeço
      Um abraço!

  33. Vaninha disse:

    Ahhh a entrada do notebook é a VGA só!

    • tobiasmugge disse:

      Vaninha. Resposta de expert: pode parar de tentar que não tem o q fazer.
      Se a ideia te interessou, quando fores comprar o prox. notebook preste atenção nas portas de vídeo que ele possuir.
      Abraço! E desculpa pelo balde de agua fria hehe

  34. Juliano disse:

    Olá tobias tudo bem, muito boa essas postagens…
    Eu estou com um problema para instalçação de meu notebook no computador, comprei o cabo S-video para RCA minha placa é Nvidea e fiz o procedimento de intalação, o computador reconhece o televisor normal, diminui as resoluções e mesmo assim aparece só chuviscos e linhas horizontais, já tentei de tudo e nada de aparecer, achei que poderia ser o cabo mas troquei tb e nada, meu televisor é um sansung de 21 polegadas tela plana não tão antigo assim mas só tem entradas RCA, me dá uma ajudinha ai o que posso fazer ?
    Brigadão abraços

  35. Rei disse:

    Boa trade Tobias, comprei uma tv lcd 32p LG, liguei o meu notebook ACER nela com todas as configurações q pede deu tudo certo a não ser uma coisa, quando abro um vídeo q está salvo no meu notebook no WMplayer ou KMplayer da o seguinte erro: o vídeo aparece nornal na tela do pc mas na Tv apenas o tocador do vídeo no caso WMplayer ou KMplayer pois fica tudo escuro. O q poderia ser, vc pode me ajudar?

  36. Jose Roberto Barbosa disse:

    Alô Tobias, no meu caso eu tenho a placa PCTV, e a placa de video minha é onboard, meu monitor é HD tem entrada VGA e DVI, que seria melhor para mim, comprar um placa de video com saida DVI e VGA, ou se aquela caixinha que liga na entrada da TV para converter o sinal de analógico para digital eu colocar na entrada da placa PCTV da certo,
    Voce pode me ajudar. Roberto

    • tobiasmugge disse:

      Comprar uma placa de video com as duas saidas. As mais baratas sao menos de 100 reais. Aquela caixinha funciona apenas numa direcao: video de fora para dentro do pc. hhehe boa sorte!

  37. Stepen Wolf disse:

    Tobias….Tbm estou com o mesmo problema. comprei o cabo HDMI pensando que poderia ligar a ponta DVI QUE TEM NA TRASEIRA DO MEU MONITOR a TV de 50 pela porta HDMI

  38. Stepen Wolf disse:

    Tobias… Tbm Estou com o mesmo problema… Tenho uma série de filmes no meu hd externo e não gostaria de ter que ficar desligando o cabo VGA do monitor para ligar na TV de LCD. Comprei um Cabo HDMI PENSANDO NO SEGUINTE.
    MEU MONITOR ACER DE 27 possui as 2 entradas VGA E DVI ligo a saida VGA NA PLACA MAE DO COMPUTADOR e pensava que poderia ligar um cabo DVI na traseira do monitor PARA A ENTRADA HDMI DA TV. pois penso que iria transmitir normalmente, porém lendo os tópicos sei que terei que comprar uma outra placa de VÍDEO que tenha saida VGA E DVI. mas sera que teria como utilizar a porta dvi do meu monitor para fazer esta ponte?????

    Muito obrigado pela atencão se for possível…

    • tobiasmugge disse:

      Stepen. Voce nao tem como usar saidas de duas placas de video diferentes ao mesmo tempo. Precisas conectar os dois monitores em uma mesma placa de video!
      Feito isso, no windows 7, clique botao direito na area de trabalho e entao na opcao “Resolucao de tela”. Ali você encontra a mesma tela de configuracao do windows XP.
      Se isso não funcionar tente ainda ficar segurando a tecla com a bandeira do windows no teclado + tecla P, ao mesmo tempo.
      Se ainda assim não funcionar, volte aí!
      Eu não tenho o windows 7, então se funcionar me passe uns printscreens das telas que coloco no tutorial! Abraço e boa sorte

  39. Stepen Wolf disse:

    Tobias…. eu comprei uma placa de video com as duas saidas porem um detalhe me faltou lhe dizer…. meu windows e o 7 e na parte de propriedades não esta achando o monitor 2 que e a televisao pode me ajudar?

  40. bom e o seguinte alguem pode me ajudar tenho uma placa de video Gforde 240gt com entrada HDMI,VGA, e uma outra e o seguinte tenho uma televisão de 26p LCD ela tem todas essas entradas tbm
    o que eu quero fazer é o seguinte ja to unsando ela como monitos e para usasr a tv tenho que trocar no controle da tv (soucer) acho que é esse o nome do botão
    so que eu queria asistir tv no pc mesmo pq eu queria gravar (filmes,programas,shows essas coisa alguem me ajuda ai por favor

    • tobiasmugge disse:

      Voce quer gravar aonde? Se for no PC sem problemas, vai precisar de uma placa de captura e de um HD com bastante espaço. Se quiseres gravar pela TV (ela tem disco rigido? Tipo as Time Machine..) dae é só configuração da TV.
      Abraço

  41. JORGE disse:

    Tobias preciso de ajuda.
    Tenho uma Geforce 9500GT instalada e funcionando.
    Consigo utilizar a saída HDMI para assitir filmes em minha TV LCD com um cabo HDMI/HDMI de 1,2 metros normalmente.
    Comprei um cabo HDMI/HDMI de 10 metros para não ter que ficar mudando o PC toda hora pra sala mas,…
    Testei o cabo e tudo mais, porém quando utilizo o Cabo HDMI 10 metros e ligo o PC, a TV começa a receber as primeiras imagens de inicialização do PC e inicio do Windows. Na hora de aparecer a área de trabalho a TV perde o sinal como se o PC tivesse cortado a transmissão.
    Estou sem rumo aqui.
    Grato pela atenção.

    • tobiasmugge disse:

      Jorge
      10 metros é muita coisa! O cabo é de bom fabricante? Já testei cabo vagabundo que não funcionou. Deixei 100 reais num com conectores sei lá do que e não me arrependo muito não.. funcionou! hahaha
      Se com 1,2 m funciona bem, só pode ser isso!
      Abraço

      • JORGE disse:

        Obrigado pela resposta. Mas sim. O cabo é bom e funcionou corretamente entre o hometheatre e a tv. Quando usado na saída HDMI do PC será que sobrecarrega a saída?

  42. paulo disse:

    ola boa noite, po amigo me de uma ajuda ai, asisto muito filme no meu pc, so que com a tela do meu monitor de 19,, como eu queria assistir no meu televisor de 29 conprei o adaptador de (vga/com saida rca e s video) conprei o cabo e conectei no meu pc e na saida rca , no televisor coloquei em av, mais nada de imagen aparecer, me ajude o que faço, (minha placa mae e onborg,, desde ja agradeço a ajuda

    • tobiasmugge disse:

      Já respondi em outro comentário e está escrito no texto do site: nunca vi um adaptador desses funcionar! Acho que são tudo golpe. Eu mesmo tenho um! hahaha Abraço!

  43. francisco disse:

    tenho uma tv panasonic lcd 32 polegadas, ela tem entreta vga, como um monitor, e tem a opção pc (que seria um canal)..

    o problema é o seguinte, conecto meu computador, com saida vga na tv com entrada vga, como em um monitor normal, consigo fazer quase tudo, configurar bios, vejo até o sistema carregar, mas no momento que vai iniciar a area de trabalho nao exibe nada, tela preta. Acredito que seja resolução, tenho quase certeza, mas ja tentei todas disponiveis e nao deu certo, se possivel da um help aí kra, grato.

    • tobiasmugge disse:

      Pode ser a frequencia tambem! Está em 60 Hz? Teste 50 Hz também, se a opção estiver disponível. Aconselho que você procure a resolução da sua TV na internet, e configure exatamente a mesma para a imagem ficar bem boa. Mas se você colocar uma resolução muito baixa deve funcionar, tipo 800×600. Com resolucoes mais baixas do que a nativa da TV funciona com imagem ruim, mas com mais altas nem imagem aparece.

      Posta aí se funcionou a solução!

      • Régis disse:

        opa tobias, pior que esse problema ocorreu para mim e resolvi de forma inusitada, hehe
        francisco, seguinte, ao ligar o pc e a tv, coloque no canal correto na tv (canal vga… ou então pc…) então desligue a tv. Agora ligue o pc, e quando for a hora de aparecer o simbolo do windows (aqui em casa é o 7) ligue a tv, aqui em casa por incrivel que pareça funcionou assim, bem como na casa de um amigo meu que faz instalações dessas, e ele disse que onde ele fez funcionou…
        creio que ficou bem explicado, qualquer coisa manda uma resposta que resolvo algumas dúvidas que sei a respeito, valeus ae galera, abraço

  44. Vlw pela matéria. Foi de grande ajuda! Fica na paz…

  45. patricia disse:

    Eu fiz passo a passo mas ainda assim nao consegui conectar meu pc a tv
    Meu pc e acer aspire 3100
    Minha tv e Televisor LG, LCD, Diagonal de ecrã 32, Resolução 1920 x 1080 pixels,

    so continuo vendo meu papel de parede .Nada mais ,nem icones nem filmes .Por favor o que eu faço;;

  46. Roberto disse:

    O monitor do meu computador é um Philips 200Vw9 multimidea resolução 1600×90, ele tem 2 entrada de video oVGA e o DVI-D mais a entrada de audio, gostaria de saber se tem como eu ligar meu DVD Player Sony NS53P, ele tem 3 saidas que são o video composto, componente e S-Video, se tiver como gostaria de saber como faço.
    Obrigado
    Roberto

  47. juliana t. disse:

    preciso muito de ajuda.Tenho uma tv lcd hitachi japonesa com entrada s-video,d2 e d4 e componente. Meu pc tbm é japonês com duas saidas dvi e u painel com l-in,out,cs-out,rs-out,etc. Tenho um adaptador dvi/vga e comprei um cabo vga-s-video e não aparece a imagem,só fantasma. Qual a solução alem disso? existe cabo d2 ou d4 no brasil? obrigada

    • tobiasmugge disse:

      Juliana, esse cabo é a maior cascata!
      Nunca vi esses cabos.. mas pode ter que tenha. Onde voce mora? Se és de SP capital, Santa Ifigênia é um bom lugar pra procurar.
      Abraço!

  48. Weskah disse:

    Ola … Li todos os comentarios e todos parecem um pouko com meu problema,tenho um notebook philco PHN14118 placa SIS 3 GRAPHICS m 672 FX que so tem a saida VGA minha tv LCD 42p LG tem todas as entradas HDMI,RGB p/pc,RGB (dvi) ETC… so que comprei um cabo conversor VGA p/TV 1S-Video+1 RCA fêmea pois me aconcelharam a ter este conversor devido o cabo VGA mesmo nao passar o audio do notebook para tv,entao comprei um outro cabo para o audio e nada funcionou creio que seja este cabo pois vc ja tinha dito que o mesmo sao mto ruim vo trocar o cabo pra VGA e ve se da certo mas sera que consigo com esta placa de video que tenho no meu notebook.
    Valeu Abraço

  49. Breno disse:

    Olá Tobias, muito bom seu tutorial. Vi um comentário e vê se eu entendi: meu notbook só tem saída vga e minha tv só tem entrada rca, então quer dizer que não posso usar minha tv como monitor? é isso mesmo?
    Agradeço a atenção

    • tobiasmugge disse:

      Isso mesmo. Voce pode comprar uns aparelhos bem caros para fazer isso, mas daí vale a pena trocar de TV não acha?
      Valeu!

  50. O FODÃO disse:

    Muito obrigado tobias mas to vendo meus filmes baixados aki tranquilo… sem gastar dinhero
    jogando pela tv rsrsrs valew mesmo pow cara arrazo

  51. sidnei disse:

    eae todias beleza?precisa de uma luz ou seja uma lista do que eu tenho que comprar para ligar minha tv lcd 42 da hbuster no som dvd e pc sem utizar muitos fios(se possivel claro)tudo no hdmi da tv meu pc positivo nao tem saida dvi so svideo
    desde ja obrigado

  52. caroline disse:

    OOi, tentei ligar a minha tv LCD no notebook com apenas um cabo VGA, mas na tv aparece só a imagem do desktop sem os ícones, o que eu faço ? oo’

  53. pdomingos disse:

    Olá Tobias, espero não estar incomodando, mas gostaria de saber se vc poderia me ajudar.
    Eu tenho uma placa de vídeo Ati Radeon 9550, e até a semana passada eu conseguia usar o tv out sem problema. Eu sempre usei os drivers omega e o Ati Tray tools pra configurar em modo clone pra poder assistir tv. Só que faz duas semanas resolvi formatar meu computador. Depois que reinstalei tudo, instalei os drivers da placa coloquei no modo clone e agora não tem jeito de voltar a funcionar. A Tv fica com umas listas diagonais coloridas, meio avermelhadas e não tem jeito de mostrar mais a area de trabalho na TV. Minha tv só tem entradas rca de audio e video, tenho um cabo svideo que sai da placa com um adaptador rca pra tv. Já verifiquei o adaptador, tá tudo ok, todas as configurações e os drivers estão da mesma forma que estavam antes da formatação, mas não tem jeito. Eu usava mais pra colocar filmes pra minha mãe assistir, e já tô desanimando, não sei se é alguma configuração do Ati Tray Tools (omega drivers).

    Se vc puder me dar uma luz eu agradeço.
    Um abraço.

    • tobiasmugge disse:

      Olá! Se voce usa SVIDEO isso provavelmente é a configuração de padrão de cor NTSC (padrao americano) pra PAL-M (brasileiro). Tem que estar em PAL-M pra funcionar com as TVs montadas no brasil.. a questão é que não faço a menor idéia daonde se consigura isso em placa ATI…

  54. Aliana disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se tem como ligar o meu netebook saida VGA na tv philco saida AV2 (R L mono y ou Cr Cb Y) e (R L audio out).
    Agradeço desde de já
    Atenciosamente,
    Aliana

    • tobiasmugge disse:

      Aliana.
      Leia o comentário do Augusto.
      A partir de hoje quem perguntar o que já tem resposta nessa página vai ganhar Hadouken pra preguiça!!!

      HADOUKEN!

  55. Flávia disse:

    Tobias, sua página é ótimas, já li tudo mas não vi ninguém com o meu problema. Há 4 meses vinha assistindo filmes na minha LG stravés do meu PC com placa ge froce. Um dia meu irmão pediu esse cabo emprestado e após devolver religuei. Nesse meio tempo fiz atualizações em alguns programas do PC, as atulaizações do Windows, coisas normais, Daí fui assitir a um filme e a imagem ficou piscando, já fiz de tudo e nada faz a imagem parar de piscar. Já refiz todos os passos e todas as tentativas de configuração e de mudança de frequencia e nada…. ontem tive a oportunidade de testar o cabo em outro note e funcionou a TV não piscou mas coloco o meu pc e a TV fica piscando. Alguma ideia?

    • tobiasmugge disse:

      Eu ia experimentar rodar o filme no VLC e ver o que acontece… baixa e instala se voce nao tem, é livre… se nele não der galho, divirta-se! Posta ai o resultado.

      • Flávia disse:

        Na verdade Tobias, não importa o player pois a tela pisca antes mesmo de escolher o filme. Ontem fiz uma atualização no site da nvidea mas infelizmente não resolveu, quando a imagem da tela do note aparece na TV já começa a piscar….cheguei a mudar algumas configurações mas só consegui tela preta….não sou de desistir, ainda mais que já funcionou antes, vou continuar tentnado e, se conseguir, posto aqui, Se vc tiver mais alguma ideia, aceito. Obrigada,
        Flávia

  56. Rafael disse:

    Ola Tobias,parabens pelo site..
    Usei o cabo VGA como vc ensinou e deu certo,assisti os videos na TV, porém os icones e janelas que aparecem no Pc ficaram muito grandes mesmo quando desconectado o cabo, como se ainda tivesse conectado o cabo e nao consigo mudar e voltar pro tamanho normal.
    Se voce puder me ajudar agradeço muito.

    • tobiasmugge disse:

      Tem duas opções. Voce deve estar usando no modo CLONE, onde tanto TV quanto PC ficam com a mesma resolução. Ou você altera pro modo “Area de trabalho extendida” e ajusta as resoluções tanto do PC quanto da TV individualmente, ou você simplismente aumenta a resolução do jeito que está e descobre se a TV aceita. Todas opções você encontra clicando com botão direito na área de trabalho e então em propriedades. Na tela que vai abrir tem uma aba que configura isso. Abraço!

  57. joao carlos disse:

    Boa noite a todos. Apesar dessa instruçao de como assistir os filmes que estao no pc, na tv ser interessante, fiquei me perguntando… será que, se eu gravar numa midia dvd ( R$ 0,45 ) nao sairia mais barato que deixar o pc e a tv ligados por no minimo uma hora e meia so pra assistir um filme? E olha que eu coloco 3 filmes ou mais em uma midia dvd. Ta ai a duvida. Se alguem se habilita? Respondam por favor.

    • tobiasmugge disse:

      Joao, acho que depende de cada um. Pra gravar um DVD você gasta muita energia também! Uns 15 W só no gravador, mais o que o computador geralmente consume, isso por uns 15 min… e procura saber o quanto o teu aparelho de DVD consome.. aposto que mais uns 20 a 50 W, por uma hora e meia… OK, um PC vai consumir uns 100 W rodando o filme.. Um notebook em torno de 30, talvez esteja aí a melhor opção de todas. Mas eu gosto de pensar que minha hora também custa caro, e 15 minutos dela valem mais a pena que esses reais aí de diferença!

      Nao que pra mim faça a menor diferença pensar na alternativa, deixo meu PC ligado 24h por dia 7 dias por semana. Acesso ele de qualquer lugar do globo e quando esqueco um arquivo importante em casa não gasto em gasolina voltando pra casa pra copiar ele… e melhor que isso, não passo por apuro.

      Dica se você se preocupa com o consumo: desliga da tomada tudo que fica em standby. Aquela luzinha acessa esperando pelo controle remoto pode sair mais cara no final do mes do que o periodo que vc gasta energia assistindo a alguma coisa. E se botar um interruptor na tomada, nem tempo não gasta =)

  58. eliane disse:

    estou pesquizando pois quero comprar um pctv mas n~sei se vale a pena comprar moniotr tv ou se compro um monitor e coloco um placa de tv na minha cpu me de uma opinião

  59. Julio disse:

    Olá Tobias.
    Estou com um problemão aqui rs…
    Tenho uma FX5500, o problema é que a imagem aparece em preto e branco, não consigo obter cor.
    - Já efetuei os seguintes procedimentos:
    * Instalei 4 drivers diferentes ( sempre alternando de NTSC/PAL-M) não resolveu…
    * Verificado saturação em todas as instalações. não resolveu…
    * Testei com outro cabo. não resolveu…
    Detalhe: A TV que estou efetuando os testes é uma Philips 29″ com entrada RCA e estou usando o Svideo da FX5500. ( Também alternei os modos NTSC/PAL-M/AUTO pela TV e nada… )
    PS: Agora vai o mais estranho: Testei a entrada da TV com o receptor de uma parabólica e tenho cor normalmente… e pra finalizar testei também o computador em uma outra TV mais nova… ( na TV mais nova ele obteve cor!!! :S )
    O que pode estar acontecendo para que ele não obtenha o colorido nesta TV, tem alguma dica?
    Paranéns pelo site, grato pela atenção, abraço.

    • tobiasmugge disse:

      Nao tenho nenhuma idéia Julio. Mas se descobrires posta aí. Nunca ví da placa ser compativel com uma tv e incompativel com outra se usando o mesmo cabo…

  60. daniel gonçalves machado disse:

    obrigado,eu ia comprar um conversor vga/rca….mas vou trovar de tv….otimo blog

  61. Santiago almeida disse:

    Ola meu camarada..td joia?estou precisando de sua ajuda..tenho um pc, com uma entrada..HDMI..VGA..S.VIDEO etc.. e uma TV lcd phillips fullhd mod. 3403 42 pol tela monitor com duas entradas HDMI 1 e 2 e outras entradas , comprei um cabo HDMI de 10 metros pois meu pc estar um pouco afastado da TV,acredito nao ser tao dificil conectar ambos,mais a maior preocupaçao e ai eu preciso de seus esclarecimento,pois me falaram que este tipo de conecçao “o PC na TV” e por passar bastante tempo ligados e por esquentar muito poderar queimar a CPU..se for verdade existe algum aparelho “filtro” que ser adaptado para amenizar esse aquecimento pelo tempo de funcionamento? descupe pelo excesso de indagaçoes.

    • tobiasmugge disse:

      Se for notebook precisa se preocupar em deixar ligado direto, esquenta mesmo.. Mas se for computador de mesa, não vejo por que se preocupar com isso. A não ser, claro, que seja uma marca muito vagabunda!
      Eu tenho um pc que está ligado fazem 6 anos, DIRETO. 24h por dia e 7 dias por semana. Troquei o HD uma vez, foi tudo que tive que fazer nesse periodo. Limpo ele uma vez por ano para tirar o pó de dentro.
      Seja quem foi que te deu esse conselho, não acredite em mais nada que falam, pois não sabem do que estão falando!

      A unica coisa que recomendo se voce quiser deixar o PC ligado direto é comprar um no-break da APC, ou outra marca boa. Custa uns 220 reais. E quando faltar luz vai segurar seu PC ligado por uns 15 a 20 min. Vale a pena!

  62. Santiago almeida disse:

    Valeu apena tentar contatar vc e pedir ajuda sobre as dificuldades que eu estava passando,por me faltar a informaçao com no conhecimento técnico e com a sua resposta fico mais tranquilo para fazer a experiencia…. há vc falou da marca do meu PC ele é “sansung” ok!

  63. Santiago almeida disse:

    Olá tobias,meu deixei um comentário no mês passado a resposta correta que vc,deu sobre conectar o PC na TV,via cabo HDMI,sobre esquesntar a ponto de queimar a CPU,e logo depois,pedir se alguns dos amigos do site,poderia me cclarear a mente sobre a função do “XLINK”adaptado ao antgo “receptor GOLDEBOX 5000″ se com isso, ele pode voltar a ser ultil novamente,para funcionar com a ajuda de um “CS”…ok! quem poder me dá uma dica sobre esse tema eu agradeço.

  64. CARI disse:

    BOA NOITE CAROS AMIGOS! TENHO UM PC NELE INSTALADO DUAS CAIXAS COM SOM 3D +

    UMA CAIXA SUPER WOOFER + COM UMA PLACA DE VIDEO G FORCE COM SAIDA HDI-VGA-S-VIDEO.
    COM AS CONFIGURAÇÕES CERTINHAS + DRIVES TUDO CERTINHO MAIS TINHA PROBLEMAS DE VIDEO …
    ENTÃO MUDEI DO ( VLC PLAYER ) PARA ( KM PLAYER ) E FOI SÓ ALEGRIA MUITO BOM

    BRAVO PERFECT FAÇÃO O TESTE VCS TAMBÉM

  65. Caio disse:

    e ai tobias,
    Cara muito bom seu tutorial, gostaria de tirar algumas duvidas.
    Meu pc tem uma ge force 8500 gt, tem as tres saidas citadas no post, vga, dvi, e s video.
    também tenho uma sony bravia full hd com 2 entradas hdmi e uma vga, a questão é:

    Para ligar opc na tv, seria melhor da entrada dvi para hdmi?
    existe um cabo assim?

    Valew cara e parabens pelo site.

  66. Fabricio disse:

    Olá Tobias!
    Fiz o procedimento que você falou, usando um cabo S-Vídeo, e deu certo. A imagem ficava bem ruim, no inicio, da tela de inicializacao ate a abertura do windows (xp, no caso). Mas a partir do momento em que aparecia o desktop, as cores voltavam ao normal e a resolução ficava decente.

    O problema é que o pc estava cheio de problemas, e eu mesmo o formatei, reinstalando o Windows XP. E desde entao, a imagem na tv nunca mais ficou boa! O que pode ter sido? Alguma configuração na instalação?
    Tentei mexer em algumas configurações de vídeo e tal.. mas nao manjo disso.
    Estou usando uma tv velha, do tipo que vc postou a foto da parte de trás, e nao estou usando outro monitor, apenas ela.

  67. mauricio disse:

    Eu ia entrar numa furada dessas que você nos alerta. Parabéns pelo site e pelas respostas conscientes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s